→ a educação tradicional portuguesa
→ e a educação inglesa
Estes dois tipos de educação estão representados na oposição Eusebiozinho/Carlos.
Educação à portuguesa representada por:
- Eusebiozinho (note-se o recurso ao diminutivo):
em menino era trombudo, mole, amarelo,
→ tristonho, fraco, sem vontade própria;
→ menino prodígio, mas apático
em adulto revela-se o fruto de uma educação castradora:
→ a nível moral, um corrupto (sempre metido em lupanares)
→ a nível físico, um tísico, molengão, fúnebre, cobarde, em quem a mulher bate
A educação de Eusebiozinho assemelha-se à de Pedro, tradicional e conservadora:
educação católica, a que se dá o primado à cartilha
aprendizagem do Latim
recurso à memorização(decorava páginas inteiras do catecismo)
vivia sem contacto com o ar livre
sempre debaixo das saias das mulheres
Em suma, esta educação desvalorizava a criatividade e o juízo crítico.
Efeitos deste tipo de educação:
→ gera seres moralmente fracos
→ melancólicos
→ sem vontade própria
→ incapazes de enfrentar os revezes da vida(Pedro suicida-se)
Educação à inglesa, representada por Carlos:
banhos de água fria
contacto com a natureza
exercício físico
aprendizagem de línguas vivas
desprezo da cartilha
e do conhecimento exclusivamente teórico
Efeitos em Carlos:
→ em menino era brigão
→ em adulto, um ser materialista, narcisista e pedante, “um falhado”
Está presente nesta obra a perspectiva naturalista, segundo a qual a educação influencia e molda o carácter dos indivíduos.
Qual a tese defendida pelo autor?
1. A educação portuguesa tacanha e medíocre gera indivíduos fracos a nível moral e físico
2. a educação de Carlos seria o modelo a adoptar para efectivamente o país sair do marasmo , da estagnação em que vivia
Todavia, esta educação falha. Porquê?
por influência do meio, pelo próprio temperamento de Carlos, o tal temperamento meridional do “dolce farniente” (e também por factores hereditários) – ver teoria de vida de Carlos nas págs 714-715
1 comentário:
Bastante resumido e concreto. Bom para quem precisa de uma explicação rápida.
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