2011-02-05

As Personagens

Madalena

• dama dotada de grande sensibilidade , vive um grande conflito interior por:
- ­ não ter a certeza que o seu 1º marido morreu

­-  ainda em vida deste se ter apaixonado por MSC

- ­ recear que os seus pressentimentos sejam uma realidade e que a sua mácula recaia sobre a sua filha que tanto ama

• vítima de um amor contrariado, já que apenas tinha respeito por D. João e amava MSC
• o constante conflito em que se debate irá também fazer com que esteja também em conflito com outras personagens

­ -com Telmo, que acredita na vinda de D. João I, e está sempre a agoirá-la e ainda por meter ideias sebastiânicas na cabeça de sua filha

­ - com Maria, por esta acreditar no regresso de D. Sebastião

­ - com Manuel, por a obrigar a mudar de casa
• sempre receosa , remoída pelo sentimento de pecado , vive ainda cheia de pressentimentos

• ama muito o marido e a filha

• valores que defende: a Família, a Honra, a Religião e, acima de tudo, o Amor

É uma mulher de sensibilidade romântica, oscilando entre o Anjo e o Diabo. A sua morte psicológica ainda o vem demonstrar mais, pois tenta redimir-se dos seus pecados pela purificação no convento



Manuel de Sousa Coutinho

• um nobre que pertence à ordem dos cavaleiros de Malta

• de carácter íntegro, corajoso, audaz, decidido e sereno nas suas resoluções, é o protótipo do indivíduo racional

• bom marido e pai terno

• não acredita nos pressentimentos da mulher

• resoluto nas suas decisões; homem de palavra

• apenas se mostra perturbado ante a perspectiva da desonra da filha

• valores a preservar: a Honra e o Amor pela Pátria

• na medida em que é dominado pelos ditames da razão, denota ser o protótipo do homem clássico

• a sua morte psicológica, o seu desprendimento dos bens materiais e do mundo(idealista) e a sua evasão através da profissão religiosa fazem dele também um romântico, bem como o seu patriotismo




Maria

• 13 anos, formosa, precocemente desenvolvida, quer a nível físico, quer psicológico

• frágil, minada pela doença (tuberculose)

• acredita em sonhos, visões, nas tradições populares, gosta de ler romances, entusiasma-se com o patriotismo, a ponto de desejar ter nascido homem , só para poder lutar pela Pátria

• bondosa

• valores a preservar: a Família e o Amor pela Pátria

• crenças: regresso de D. Sebastião

Personagem romântica, por excelência, é o protótipo do Anjo bom. Assume uma verdadeira dimensão trágica, já que é uma vítima dos acontecimentos sem ter culpa formada. A sua morte em cena tem o seu quê de melodramático, servindo para despertar ainda mais piedade pela sua figura.



Telmo

• escudeiro, fiel aos seus amos

• sofre, pela dúvida constante da morte de D. João ( conflito de consciência)

• confidente de D. Madalena

• profético, em resultado da crença que seu amo está vivo e, por isso, vive agoirando a sua senhora

• encarnação do passado

• forte ascendente sobre Maria

• ama muito Maria e, no final, irá sofrer por ela; o seu desejo era que o Romeiro nunca tivesse aparecido

• com os seus comentários (apartes) e as suas profecias agoirentas assemelha-se ao Coro da tragédia clássica

• valores a preservar: a Fidelidade

• Traços românticos:

 - culto de Camões

- o sofrimento

- as crenças



D. João

• personagem ausente durante o 1º acto , parte do 2º e 3º actos, mas aquela sobre quem há mais informações

• essas informações são dadas através dos diálogos:

Madalena/Telmo

Maria /Telmo

Maria/Manuel

• cavaleiro nobre, patriota, cativo da batalha de Alcácer Quibir

• dado como morto pelos familiares

• esteve 20 anos em Jerusalém

• amava muito Madalena

• regressa sedento de vinganças, que se confunde com amor e sofrimento

• anjo de terror, no final transforma-se num anjo bom

• o sofrimento dos outros acaba por comovê-lo e, por isso, pede a Telmo que diga que ele é um impostor

• valores a preservar: o Amor, o Patriotismo e a Honra(?)
• traços românticos:

- ­ o exílio

- ­ o sofrimento(pelo esquecimento a que foi votado e pelo casamento de sua mulher)

­ -a morte psicológica a que está irremediavelmente condenado (não é “ninguém”)



Frei Jorge

• confidente, sobretudo de Manuel

• bondoso, calmo e sensato

• representa a voz  do bom senso( Coro)

• representa o espírito cristão, que suaviza os acontecimentos trágicos, apoiando os outros nos momentos difíceis e apontando o caminho certo para os dois amantes

• imediatamente antes da chegada do romeiro deixa-se contaminar pela atmosfera de agouro e fatalismo

• no final assume uma atitude de firmeza quase implacável na defesa da recolha ao convento

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