• dama dotada de grande sensibilidade , vive um grande conflito interior por:
- não ter a certeza que o seu 1º marido morreu
- ainda em vida deste se ter apaixonado por MSC
- recear que os seus pressentimentos sejam uma realidade e que a sua mácula recaia sobre a sua filha que tanto ama
• vítima de um amor contrariado, já que apenas tinha respeito por D. João e amava MSC
• o constante conflito em que se debate irá também fazer com que esteja também em conflito com outras personagens
-com Telmo, que acredita na vinda de D. João I, e está sempre a agoirá-la e ainda por meter ideias sebastiânicas na cabeça de sua filha
- com Manuel, por a obrigar a mudar de casa
• sempre receosa , remoída pelo sentimento de pecado , vive ainda cheia de pressentimentos
• ama muito o marido e a filha
• valores que defende: a Família, a Honra, a Religião e, acima de tudo, o Amor
É uma mulher de sensibilidade romântica, oscilando entre o Anjo e o Diabo. A sua morte psicológica ainda o vem demonstrar mais, pois tenta redimir-se dos seus pecados pela purificação no convento
Manuel de Sousa Coutinho
• de carácter íntegro, corajoso, audaz, decidido e sereno nas suas resoluções, é o protótipo do indivíduo racional
• bom marido e pai terno
• não acredita nos pressentimentos da mulher
• resoluto nas suas decisões; homem de palavra
• apenas se mostra perturbado ante a perspectiva da desonra da filha
• valores a preservar: a Honra e o Amor pela Pátria
• na medida em que é dominado pelos ditames da razão, denota ser o protótipo do homem clássico
• a sua morte psicológica, o seu desprendimento dos bens materiais e do mundo(idealista) e a sua evasão através da profissão religiosa fazem dele também um romântico, bem como o seu patriotismo
Maria
• 13 anos, formosa, precocemente desenvolvida, quer a nível físico, quer psicológico
• acredita em sonhos, visões, nas tradições populares, gosta de ler romances, entusiasma-se com o patriotismo, a ponto de desejar ter nascido homem , só para poder lutar pela Pátria
• valores a preservar: a Família e o Amor pela Pátria
• crenças: regresso de D. Sebastião
Personagem romântica, por excelência, é o protótipo do Anjo bom. Assume uma verdadeira dimensão trágica, já que é uma vítima dos acontecimentos sem ter culpa formada. A sua morte em cena tem o seu quê de melodramático, servindo para despertar ainda mais piedade pela sua figura.
Telmo
• escudeiro, fiel aos seus amos
• sofre, pela dúvida constante da morte de D. João ( conflito de consciência)
• confidente de D. Madalena
• profético, em resultado da crença que seu amo está vivo e, por isso, vive agoirando a sua senhora
• encarnação do passado
• forte ascendente sobre Maria
• ama muito Maria e, no final, irá sofrer por ela; o seu desejo era que o Romeiro nunca tivesse aparecido
• com os seus comentários (apartes) e as suas profecias agoirentas assemelha-se ao Coro da tragédia clássica
• valores a preservar: a Fidelidade
• Traços românticos:
- o sofrimento
- as crenças
D. João
• personagem ausente durante o 1º acto , parte do 2º e 3º actos, mas aquela sobre quem há mais informações
• essas informações são dadas através dos diálogos:
Madalena/Telmo
Maria /Telmo
• cavaleiro nobre, patriota, cativo da batalha de Alcácer Quibir
• dado como morto pelos familiares
• esteve 20 anos em Jerusalém
• amava muito Madalena
• anjo de terror, no final transforma-se num anjo bom
• o sofrimento dos outros acaba por comovê-lo e, por isso, pede a Telmo que diga que ele é um impostor
• valores a preservar: o Amor, o Patriotismo e a Honra(?)
• traços românticos:
- o exílio
- o sofrimento(pelo esquecimento a que foi votado e pelo casamento de sua mulher)
-a morte psicológica a que está irremediavelmente condenado (não é “ninguém”)
Frei Jorge
• bondoso, calmo e sensato
• representa a voz do bom senso( Coro)
• representa o espírito cristão, que suaviza os acontecimentos trágicos, apoiando os outros nos momentos difíceis e apontando o caminho certo para os dois amantes
• imediatamente antes da chegada do romeiro deixa-se contaminar pela atmosfera de agouro e fatalismo
• no final assume uma atitude de firmeza quase implacável na defesa da recolha ao convento

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