2010-10-15

Desde antes de Cristo até aos nossos dias

PRIMEIRA CATILINÁRIA
Oh tempos, oh costumes! Uma das mais famosas frases de todos os tempos, foi pronunciada há mais de 2000 anos por Cícero(106 a.C. - 43 a.C.),ao discursar perante o Senado de Roma contra Catilina , cônsul, começando a destruir um tentativa de golpe de estado contra a República.

Este discurso, o mais famoso de Cícero, foi usado como exercício escolar no ensino da retórica durante séculos.
"Até quando, ó Catilina, abusarás da nossa paciência? Por quanto tempo ainda há-de zombar de nós essa tua loucura? A que extremos se há-de precipitar a tua audácia sem freio?"


O SERMÃO DA MONTANHA

Sermão de Jesus de Nazaré, proferido no primeiro ano da sua pregação (c. 30 d.C.), tradicionalmente localizado num monte na costa Norte do Mar da Galileia, perto da cidade de Cafarnaum, é o mais famoso e importante discurso da Cristandade. O sermão definiu um código de conduta que continua a ser a base da moralidade ocidental.

"Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados. "


A este sermão foi Vieira buscar  inspiração para a sua pregação aos peixes.

 "Vós sois o sal da terra! Ora, se o sal se corromper, com que se há-de salgar? Não serve para mais nada, senão para ser lançado fora e ser pisado pelos homens.




CAUSAS DA DECADÊNCIA DOS POVOS PENINSULARES


"Não posso pois apelar para a fraternidade das ideias: conheço que as minhas palavras não devem ser bem aceites por todos. As ideias, porém, não são felizmente o único laço com que se ligam entre si os espíritos dos homens. Independente delas, se não acima delas, existe para todas as consciências rectas, sinceras, leais, no meio da maior divergência de opiniões, uma fraternidade moral, fundada na mútua tolerância e no mútuo respeito, que une todos os espíritos numa mesma comunhão - o amor e a procura desinteressada da verdade. "

Discurso proferido pelo poeta  Antero de Quental, numa sala do Casino Lisbonense, em Lisboa, no dia 27 de Maio de 1871, durante a 1.ª sessão das Conferências Democráticas( que curta duração tiveram dado o terramoto que provocaram nas mentalidades retrógradas da época).

Antero de Quental foi um ídolo para uma geração que tentou mudar o país - a geração de 70, à qual pertenceu Eça de Queiroz.

O curioso é que já no século XIX o nosso país sofria de um grande atraso em relação à Europa. Causas?

- a castração das mentalidades, cuja culpa é atribuída aos Jesuítas (hoje: programas de televisão , revistas tipo Caras e Maria, futebol, Igrejas, terapias alternativas, cartomantes, cultura de centro comercial, etc);
 - a centralização política (hoje: a descentralização do poder autárquico, a proliferação de empresas públicas); 
- o  sistema económico das Descobertas (um sistema de  "rapina",que ainda hoje persiste, mas em vez de    roubarmos só lá fora, também roubamos os da nossa casa), impeditivo do  desenvolvimento de uma
     burguesia  e quem diz burguesia diz investimento, produção.


Ich Bin ein Berliner

Discurso de Jonh F. Kennedy em Berlim Ocidental, no dia 29 de Junho de 1963, durante a crise criada pela construção do Muro.

"A Liberdade enfrenta muitas dificuldades e a Democracia não é perfeita, mas nunca tivemos que erguer um muro para aprisionar a nossa população, impedindo-a de nos abandonar."

Sem comentários: